sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Jovens não peidam na tv.

Venho hoje escrever depois de ouvir um diálogo  (mais precisamente uma frase) de uma novela da Globo chamada Três Irmãs (alguém aí vê três irmãs?). Poderia ser numa novela do SBT, ou da Rede TV, tanto faz. É um diálogo simples e inofensivo. Porém, se analizado pelo prisma correto, pode nos apresentar informações curiosas. Eis a tal conversa:



SURFISTA 1 - Que garoto marrento, nem agradeceu ao Jerry por ter salvo a vida dele. 
JERRY  - Ah, nem se liga nisso que o Jerry num dá importância pra isso não...
SURFISTA 3 - É, nada a ver dar importancia a isso... Vamos tomar um suco em algum lugar.


Sim, essa é a frase problemática: "Vamos tomar um suco em algum lugar.". De cara ela pode parecer uma frase comum, num contexto comum. Mas pensando um pouquinho podemos fazer pelo menos uma pergunta: Por que diabos todo jovem de novela é atleta ou  estudante? Todo jovem de novela tem comportamentos políticamente corretos. 
Quando não tem, é um vilão e/ou é um assunto temático do programa. Exemplo: Em novela, nenhum adolescente fuma cigarro. Quando fuma, ou é o vilão, ou é um personagem que vai ter alguém próximo (ou ele mesmo) morrendo de câncer de pulmão. Se o adolescente bebe, vira alcoólatra ou perde um parente numa batida de carro.

Analizemos agora a frase novamente, acompanhada pelo contexto da cena: Três surfistas conversam sobre um quarto rapaz que não teve um comportamento educado. No fim das contas, relevam o comportamento do rapaz sobre o qual conversavam e vão tomar um suco. Não é algo incomum ou impossível de acontecer no mundo real, mas é improvável. Vejam se agora se a conversa não fica beeeem mais real:


SURFISTA 1 - Que filho da puta mal agradecido!? O Jery salvou a vida dele e ele cagou e andou.
JERRY - Ah, ele que se foda, to nem aí.
SUFISTA 3 - É, deixa esse merda pra lá. Vamos fumar aquele beck que eu apertei antes de virmos pra cá.






Deixando a questão das drogas de lado, qual dos dois diálogos entre surfistas é mais plausível? Passando agora do fantástico mundo dos alunos da tv para os nossos universitários do mundo real:

UNIVERSITÁRIO 1 - Que cara, escroto! O Jerry salvou a vida dele e ele nem falou nada.
JERRY - Deixa esse mongolóide pra lá. Quero mais é que se foda.
UNIVERSITÁRIO 2 - Podes crer. Vamos pro boteco tomar uma cerva e jogar uma sueca.





Passando agora para as camadas mais populares:


JOVEM 1 - Que maluco vacilão! O Jerry salvou a vida dele e ele nem nem agradeceu!
JERRY - Deixa ele pra lá. Ele num teve humildade no proceder, depois vai ser cobrado.
JOVEM 3 - Essa parada mesmo. Vamo pegar o moto-taxi que tá quase na hora do baile.


Qua tal? Se alguma emissora de tb se prestasse a mostrar as coisas como realmente são, eu assistiria sem problemas, e acho que mais gente ficaria de olho na tv. Seria muito melhor ver jovens no boteco fumando cigarro e bebendo cerveja confraternizando doq bebendo suco e tomando açaí na lanchonetezinha point. Seria bom também ver vilões não necessariamente se ferrando no final. Essa para mim seria a maior prova de evolução da tv. O filho da puta do vilão (que por sinal, não existe vilão que também tem lado bom, vilão é sempre muuito vilão) enrola todo mundo a novela toda e subitamente tem um ataque de mongolice e confessa tudo, caindo num plano completamente idiota que os bonzinhos fizeram. Isso quando não morre. 

Acho que escrevi tudo o que queria, vou tomar um suco em algum lugar.

Jim

Nenhum comentário: